Estudante da Ufba é morto a tiros em praça de Salvador: 'sonhava em ser professor', lamentou amigo
19/04/2025
(Foto: Reprodução) Crime aconteceu no bairro Jardim Santo Inácio. Thauan Lima Santos cursava Artes na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Estudante da UFBA é morto no Jardim Santo Inácio
Um barbeiro de 24 anos foi morto a tiros na tarde de sexta-feira (18), em uma praça do bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Thauan Lima Santos. Testemunhas contam que o jovem tinha parado para falar com amigos, que jogavam um "baba de saia", confraternização de moradores da região, quando foi morto.
De acordo com as testemunhas, os autores do crime chegaram no local em um carro. Após atingirem Thauan, fugiram.
Corpo de adolescente que desapareceu após cair em lagoa de Salvador é encontrado
A família informou que não sabe o que pode ter motivado o assassinato, porque o barbeiro não tinha envolvimento com a criminalidade. Eles acreditam que o alvo pode ter sido outra pessoa ou que o jovem foi confundido.
"Ele dizia que ia vencer sendo preto, do cabelo crespo e com a roupa folgada. A maior arma que Thauan tinha era a arte dele", contou a amiga da família, Fabiane.
"Nós perdemos verdadeiramente alguém que faria diferença em toda comunidade preta. Não perdemos só mais um preto para estatística, perdemos um menino buscador dos seus sonhos e que sonhava em vencer com outras pessoas", lamentou.
Thauan Lima Santos, além de trabalhar como barbeiro, era estudante de artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde cursava o 2° semestre. No bairro, ele costumava a inspirar jovens a realizar sonhos, empreender e estudar.
"Um menino esforçado, que fazia Ufba, sonhava em ser professor e tirar os meninos da periferia desse mundo de criminalidade. Fazia trabalho voluntário direto com a molecada no dias das crianças, Natal", disse o amigo de Thauan, Fagner Oliveira.
Barbeiro de 24 anos é morto a tiros em praça de Salvador
Arquivo Pessoal
O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento dele.
A autoria e motivação do crime são investigados pela 2ª Delegacia de Homicídio (DH/Central), fica no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na manhã deste sábado (19), moradores bloquearam a via e queimaram pneus na entrada do bairro, com pedidos de mais segurança. A manifestação foi encerrada por volta das 11h40. O policiamento na região está reforçado.
Segundo a Secretária de Mobilidade de Salvador (Semob), por causa da sensação de insegurança, o terminal de ônibus do Jardim Santo Inácio foi transferido para a Estação Pirajá.
LEIA TAMBÉM:
Homem é morto após ser perseguido por grupo armado em Salvador; duas mulheres ficaram feridas
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻